Apresentação
Criado em 1978, o
Departamento de Matemática e Estatística da PUC Minas (DME) presta serviços de ensino e de aprendizagem em muitos cursos dessa Universidade. As atividades que estão sob sua responsabilidade didática são balizadas pelos princípios da Educação Matemática, no sentido de privilegiar a incorporação de conceitos, o saber pensar e a construção contextualizada do conhecimento.

Desde o início, o DME desenvolve ações e projetos de modo a incluir os sujeitos (professores e alunos) em um processo constantemente atualizado de trabalho com o conhecimento matemático. Têm essa característica as
Oficinas de Cálculo, momentos em que os alunos estudam sob a orientação de professores. Elas se afiguram como oportunidades de aprendizagem com base na reconstrução de conceitos, no aprimoramento de habilidades operatórias, no esclarecimento de dúvidas e na elaboração de soluções.

Abriga-se, também, nesse processo de permanente renovação, o repensar do ensino de Cálculo e Geometria Analítica, que torna cada vez mais evidente a necessidade de integrar os
recursos de base computacional na prática pedagógica cotidiana. Esses recursos, já utilizados no Cálculo Numérico há mais tempo, começam a ser implantados com maior intensidade em outras disciplinas de Estatística e de Matemática. A preparação de material didático, com ou sem o uso de novas tecnologias, tem se revelado expediente eficaz de capacitação de docentes.

Desde o ano 2000, o DME realiza, no final de cada semestre, um
Seminário de Integração do Corpo Docente, no intuito de promover a integração dos professores bem como a inserção do departamento nos vários cursos em que atua. Esses eventos alimentam a avaliação, o planejamento e a reorganização das atividades do semestre subseqüente. Prestam-se, ainda, à reflexão sobre aspectos pedagógicos e à sugestão de projetos de pesquisa, tais como o uso do computador no ensino, o lugar do livro didático, e a prática investigativa na sala de aula.

Em 1997, foi implantado na Unidade de Betim o
Curso de Licenciatura em Matemática. Com um projeto pedagógico em contínua avaliação e reconstrução, o Curso apresenta um currículo inovador em muitos aspectos. Busca, desde os primeiros períodos, a formação integrada para a docência, contemplando o estudo dos Fundamentos da Matemática e dos vários conteúdos específicos. Além de cuidar da construção teórica, dispensa especial atenção à abordagem metodológica por meio de um constante trabalho de instrumentação para o ensino, que dá ênfase à prática de ensino e culmina com as atividades de estágio, dirigidas por um projeto mais amplo da PUC Betim.

O DME participa do PREPES, um programa de Pós-graduação
lato sensu implantado pela PUC Minas e que tem como finalidade a capacitação de professores. Sob a coordenação do DME, já foram oferecidos dois cursos, um de Matemática Superior e outro de Fundamentos de Matemática. Atualmente, o DME permanece no PREPES com o Curso de Especialização em Educação Matemática, buscando atuar de modo mais efetivo na formação de docentes para a Educação Básica e fortalecendo a pesquisa na área.

Vêm do DME os professores da área de concentração de Matemática do
Mestrado em Ensino em Matemática, Física e Biologia. Este é um programa stricto sensu oferecido pelo PREPES, com aprovação da CAPES/MEC, e implantado em julho de 2005. Vislumbra-se que esse Mestrado em Ensino possibilitará a continuidade e proverá a fundamentação dos estudos e pesquisas em Educação Matemática que, de forma incipiente já são desenvolvidos no DME pelo Grupo de Práticas Investigativas em Ensino de Matemática (PINEM) e pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Informática Educativa para o Ensino de Matemática (GEPIEM).

Profª Maria Lourdes Granha Nogueira
Chefe do Departamento de Matemática e Estatística
Em setembro/2008

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