Grupo PINEM – Práticas Investigativas em Ensino de Matemática

 O Grupo PINEM - Práticas Investigativas em Ensino de Matemática - é um grupo de estudos e pesquisas em Educação Matemática.

 O grupo foi criado no primeiro semestre de 2003, como um grupo de estudos em Educação Matemática, transformando-se em Grupo de Pesquisa a partir de 2004.  

Tem por metas:

·      desenvolver estudos sobre tarefas investigativas no ensino e aprendizagem de matemática, investigando e aprofundando questões teóricas relativas ao próprio conceito de tarefa investigativa, suas potencialidades e limitações enquanto instrumento metodológico;

·      desenvolver pesquisas sobre alunos ou professores realizando investigações matemáticas versando sobre conteúdos matemáticos variados;

·      investigar a própria prática, evoluindo na concretização de uma metodologia de trabalho de grupo colaborativo.

 Em junho de 2004 o PINEM participou de um Seminário na UFMG, conduzido pelo prof. Dr. João Pedro da Ponte. O artigo então apresentado, procura resgatar a história do grupo, bem como os trabalhos em andamento à época. (clique aqui).

  O grupo é atualmente coordenado pelas professoras da PUC Minas, Maria Clara Rezende Frota e Eliane Scheid Gazire e conta com a participação de docentes do DME e professores atuando no ensino fundamental, médio, ou universitário, alunos ou ex-alunos dos Cursos do PREPES, em especial da Especialização em Educação Matemática.

                O grupo apresentou trabalhos no V CIBEM, Congresso Íbero Americano de Educação Matemática, realizado no Porto, de 17 a 22 de julho de 2005 e no III Encontro de Ouro Preto, realizado em fevereiro de 2005. (veja textos):

FROTA, Maria Clara R, Experiência Matemática  e Investigação Matemática, V CIBEM, Porto, Portugal, jul.2005.

FROTA, Maria Clara R, Práticas investigativas e experiência matemática, III EEMOP, Ouro Preto, Brasil, fev. 2005.